Vírus em aparelhos mobiles: saiba como evitar

As ameaças contra os smartphones são cada vez maiores. Se antes os vírus e malwares eram projetados para PCs, hoje os sistemas operacionais dos celulares são um alvo em potencial para os cybercriminosos.

Estes hackeres passam a colocar a privacidade dos usuários em jogo, expondo e compartilhando informações e arquivos. Colocam em risco dados bancários, senhas e imagens que podem ser comprometedoras para o dono do smartphone ou algum de seus contatos.

Apesar de não haver grandes motivos para pânico, é imprescindível estar sempre protegido. Estima-se que 2 mil vírus tenham sido criados desde 2010. Levando-se em conta o número de aparelhos que foram vendidos, é preciso estar bem atento e com antivírus sempre atualizados, pois os hackers se aperfeiçoam constantemente para combater as ferramentas desenvolvidas contra eles.

O principal alvo destes vírus é o Android, que é um sistema semelhante ao dos computadores só que voltado aos smartphones. Por ser um sistema aberto e vendido em alta escala, a sua invasão por estes vírus e malware são mais comuns. Estes mecanismos mal intencionados normalmente são provenientes de aplicativos não recomendados, às vezes até oferecidos pela Play Store, já que ela permite a venda de aplicativos provenientes de terceiros. Uma das maneiras de resolver isso é ler atentamente as mensagens que pedem permissão para que o app seja baixado.

Outra maneira de “infecção” é através do Bluetooth e do Wi-fi. Por isso, cheque sempre se eles estão desligados quando fora de uso. Também é preciso tomar cuidados com SMSs que precisam ser abertas para a visualização de imagens e com os e-mails suspeitos que apresentam links desconhecidos.

Ao utilizar redes sem fio, principalmente em lugares públicos, procure não realizar transações com seus dados bancários ou entrar em seu e-mail e redes sociais. Se tiver que fazê-lo, apague as senhas usadas ou troque-as logo depois. Os antivírus mais recomendados para sistema Android são encontrados na Play Store. O site www.maicololiveira.com.br pode ser checado para outras informações.

Uma curiosidade: embora o sistema iOS seja famoso pela sua segurança, as tentativas de invasão ao sistema são cada vez mais frequentes e uma delas foi bem sucedida: por meio do app Find and Call, que supostamente deveria facilitar o uso da agenda telefônica, contatos telefônicos foram roubados.

Há quem afirme, inclusive que o desbloqueio do iOS, conhecido como jailbreak, pode deixar a plataforma mais suscetível a vírus. Por isso a necessidade de se ter sempre um bom antivírus para celular instalado no aparelho é constante. Essa ferramenta deve ser adquirida na loja da Apple Store, considerada a mais segura por vender apenas aplicativos previamente testados.

One Comments

  • Camila Silva 26/05/2015 Reply

    Tenho pavor da possibilidade de algum vírus invadir meu celular..,já baixei o Psafe porque me falaram que é muito bom e até agora me sinto bem protegida! Meu celular é minha vidaaa

Deixe uma resposta