Como habilitar ou desabilitar itens do menu contexto do Windows

Essa é uma dica bem bacana se você quer acelerar um pouco a velocidade do seu Windows otimizando o menu de contexto (aquele que aparece quando você clica com o botão direito do mouse na área de trabalho). Funciona assim. Quando você instala alguns programas, são adicionados automaticamente, atalhos para você criar um novo arquivo daquele programa a partir desse menu de contexto. Com o tempo, essa lista de atalhos fica imensa e muitos deles não são usados quase nunca. Isso faz com que a performance do windows fique um pouco prejudicada. Bom, para resolver o problema e deixar somente itens que você realmente usa e quer manter, vamos aos passos simples abaixo:

  • Faça download de um programinha gratuito chamado Shell New Handler aqui;
  • Depois de baixar e descompactar o arquivo do programa, comece clicando com o botão direito do mouse no arquivo de registro “ShellNewHandler” e, no menu de contexto, escolha o item “Executar como administrador”.
  • Uma nova janela é aberta, contendo uma lista de todos os itens que atualmente fazem parte do menu de contexto do seu sistema. Basta desmarcar os itens que você deseja retirar da ferramenta e clicar em “OK” quando tudo terminar.

    Clique para ampliar.

Pronto, seguindo esses poucos passos, a opção “Novo” do seu menu de contexto deve se tornar muito mais limpa instantaneamente, conforme imagem abaixo.

Fonte: Tecmundo/Baixaki

6 Comments

  • Ricardo Alves Ischaber 31/05/2018 Reply

    menu contexto NOVA PASTA sumiu me ajude

  • NathaliaGotik 12/07/2016 Reply

    Obrigada, muito simples, nem precisa instalar nada…tirei vários atalhos de programas que havia desinstalado! :D

    • Maicol Oliveira 13/07/2016 Reply

      Olá Nathalia,

      Obrigado pelo seu comentário. Fico feliz em ter ajudado.

      Abs,
      Maicol

  • Guilherme 03/12/2012 Reply

    Excelente dica! Já fiz aqui. Valeu Maicol.

Deixe uma resposta