Como remover e não permitir a criação de arquivos thumbs.db

Muitos de vocês já foram fazer um ZIP ou copiar alguns arquivos e junto deles sempre tem um arquivo “oculto” chamado thumbs.db. Esse arquivinho é bem chato pois muitas vezes não pode ser removido pois está sendo usado pelo Windows.

Porque isso acontece? Simples. Toda vez que você visualiza imagens no windows em modo miniatura, o windows gera automaticamente esse arquivo para criar um “cache” das imagens e carregar a exibição mais rapidamente na próxima vez que você acessar o mesmo diretório. Bom, se você assim como eu não suporta mais a criação desses arquivos temporários, aí vai a dica do meu amigo Carcaça para poder desabilitar a criação deles.

São 3 passos bem simples:

  1. Clique em iniciar > executar, escreva gpedit.msc e clique em OK (isso abrirá o Editor de diretivas do windows);
  2. Agora vá em Configuração do usuário > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Explorer e dê um duplo clique em Desativar o armazenamento em cache das miniaturas em thumbs.db ocultos;
  3. Na janela que irá abrir, marque a opção Habilitado e cliquem em OK.

Pronto, a partir de agora, esses arquivos thumbs.db indesejados não serão mais criados automaticamente.

59 Comments

  • Daniel 02/09/2017 Reply

    Obrigado pela dica, no editor existem várias opções que eu desconhecia, estou aqui procurando alguma para eliminar gerações de desktop.ini & *.tmp.
    Algumas opções parecem que resolvem isso mas teriam que testá-las, existe uma dica?

    • Olá Daniel,

      Sim, existem várias opções mesmo, para alterar no Editor de Registros do Windows. Só tente antes de alterar, copiar como estava para que caso algo não saia de acordo com o esperado você possa voltar como estava.

      Abs,
      Maicol

  • Marcos Roberto 29/05/2017 Reply

    Como faço para fazer esse processo no android?
    Eu apago as pastas e elas voltam…….
    Quero poder apagá-las e elas nunca mais voltar

Deixe uma resposta