• Sharebar

Resolvi escrever este post para ajudar as pessoas que assim como eu tiveram problemas com o áudio de um vídeo em MKV ou até mesmo outros formatos, rodando diretamente na sua TV com porta USB ou decodificador WDTV, por exemplo.

A questão é a seguinte. Tenho uma LG Infinita LE 5500 que já vem com 2 saídas USB e software interno de gerenciamento de mídia, permitindo assim tocar vídeos diretamente de um HD externo, nos seguintes formatos (ASF, WMV, DIVX, AVI, MP4, M4A, MKV, TS, TRP, TP, VOB E MPG). Ótimo, até aí tudo maravilha. O problema é que esse software interno não reproduz o áudio de filmes gerados na codificação DTS e muitos dos vídeos em alta definição (fullHD) que baixamos, estão com essa codificação.

Muito bem. Procurando em diversos fóruns para descobrir qual seria o melhor caminho de resolver esse problema de forma rápida e testando várias ferramentas, cheguei a uma vencedora.

Chama-se AudioConverter for PopCorn Hour. Esse software (freeware), basicamente lê seu vídeo MKV por exemplo, separa todo áudio do vídeo, transforma seu áudio DTS em outro formato que sua TV suporte (no caso da Infitina LG que mencionei acima o formato AAC ou AC3 é aceito), e por fim junta novamente o vídeo com o áudio, sem alterar a qualidade que o vídeo possuía e o melhor, faz tudo isso sozinho em menos de 15 minutos.

Fiz um passo a passo para que fique mais claro.

1) Baixe o software AudioConverter for PopCorn Hour;

2) Execute o programa baixado e ele irá te perguntar se não quer baixar as ferramentas auxiliares. Clique para baixar essas ferramentas;

3) Assim que tudo for baixado, reinicie o programa. Automaticamente ele irá configurar o caminho para cada ferramenta que vai utilizar na conversão. Se ele não configurar, ficará de vermelho indicado qual ferramenta está com problemas e você pode baixar separadamente. Se tudo der certo você verá a tela do programa como essa abaixo:

 

Audio Converter

Clique para ampliar

 

4) Carregue em “source file” o MKV ou vídeo que deseja fazer a conversão do áudio;

5) Em “target file” escolha o caminho e o nome do arquivo de destino;

6) Acerte as preferências de áudio conforme quiser, mas lembrando que por padrão ele já fará a conversão do DTS para AAC/AC3;

7) Clique em “RUN” e o programa fará tudo pra você sozinho sem necessitar de nenhuma intervenção sua e em aproximadamente 10 a 15 minutos.

8) Quando o processo for completado, você terá seu MKV com a codificação de áudio AAC/AC3 e com a mesma qualidade de vídeo de antes.

Testei e funcionou perfeitamente todo processo. Se tiverem qualquer dúvida, fiquem a vontade em perguntar.

OBS.: Caso não funcione algum dos passos do tutorial acima, existe um outro programa que testei recentemente e que faz exatamente a mesma coisa mas de uma forma mais simples. Você só precisa carregar o MKV, escolher o diretório destino do novo MKV e clicar em executar. O programa é gratuito e chama-se: MKV2AC3.

Ele está disponível para donwload em 2 versões: 32 bits ou 64 bits.