Quais são as melhores plataformas para criação de sites?

Existem várias formas de criar um site, alguns preferem escrever o código do site do zero enquanto outros preferem o conforto e a praticidade de utilizar uma plataforma de criação de sites ou um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Neste artigo, falamos sobre plataformas de criação de sites mais populares na Web para facilitar a criação de sites. Confira!

WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) muito popular. Entre os sites que utilizam uma plataforma de criação de sites e outros CMS, ele possui 60% do mercado. Além disso, 30% de todos os sites na Web utilizam o WordPress.

A plataforma do WordPress é oferecida gratuitamente de duas formas, no modelo “freemium” do WordPress.com ou no modelo “self-hosted” do WordPress.org.

WordPress-com

Para quem quer conhecer a plataforma, é possível criar uma conta gratuitamente no WordPress.com e começar um site rapidamente. Neste modelo, o próprio WordPress disponibiliza a hospedagem e um subdomínio *.wordpress.com para você criar o seu site.

Embora o WordPress-com ofereça um plano gratuito, existem algumas limitações nesta opção. Na modalidade gratuita não é possível associar um domínio próprio, colocar anúncios no site, instalar plugins ou utilizar temas que não estejam no diretório de temas do WordPress. Para fazer uso desses recursos é necessário pagar por um dos planos que começam em R$ 12 por mês.

Ainda assim, o WordPress-com é uma excelente opção para quem quer criar um blog pessoal ou site sem fins lucrativos.

WordPress-org

A versão gratuita e open source do WordPress oferecida no WordPress.org é a versão self-hosted da plataforma, o que significa que o usuário ficará responsável por contratar uma hospedagem de sites ou um servidor de hospedagem que tenha suporte a PHP e MySQL, e instalar a aplicação.

Boa parte dos provedores de hospedagem já oferecem a instalação automática do WordPress em seus planos, o que facilita bastante o processo para quem não tem conhecimento em desenvolvimento ou administração de servidores.

Na versão do WordPress-org é possível instalar plugins, modificar temas e fazer praticamente qualquer alteração na plataforma. Como o código dessa versão do WordPress é livre e está disponível para todos, qualquer pessoa pode fazer alterações de acordo com suas necessidades e personalizar o sistema como bem entender.

Por menos de R$ 10 por mês é possível encontrar uma boa hospedagem para WordPress. Ainda que existam muitas hospedagens que suportam o WordPress, é sempre importante pesquisar bem para saber qual é a melhor hospedagem de sites para você.

Wix

Wix é uma das plataformas de criação de sites mais populares da Web. Com o Wix é possível criar sites, blogs e até lojas virtuais apenas arrastando e soltando os elementos da página no criador de sites.

O foco do Wix é trazer uma grande facilidade para os usuários que querem criar o primeiro site ou querem criar um site o mais rápido possível, mesmo que não tenha conhecimentos em informática ou computação.

Assim como o WordPress.com, o Wix trabalha com o modelo “freemium”, em que é possível começar um site sem pagar nada por isso. Mesmo sem pagar nada, é possível criar quantos sites você quiser em uma conta Wix.

Os sites criados no Wix em seu plano gratuito utilizam o subdomínio .wixsites.com e exibem anúncios da plataforma.

É possível experimentar boa parte das ferramentas do Wix e conhecer bem a plataforma sem pagar nada por isso.

Blogger

Blogger é mais uma opção bastante popular entre os blogueiros da Web. Oferecido pelo Google, o Blogger possui várias integrações com os serviços do Google, como o Google Domains e o Google+.

Diferente do WordPress e do Wix, o Blogger é oferecido de forma completamente gratuita, sem planos pagos ou upgrades. No entanto, os recursos utilizados pelo blog são compartilhados entre os limites da sua conta do Google.

Os blogs criados no Blogger ficam com o subdomínio *.blogspot.com mas é possível associar um domínio próprio sem pagar mais por isso, basta ter um domínio registrado.

O Blogger permite a personalização total do tema como HTML, CSS e JavaScript, mas não permite a utilização de PHP, e por isso não é tão extensível quanto o WordPress e o Wix.

Conclusão

Essas são algumas das plataformas mais populares para criação e gerenciamento de sites na Web. Todas permitem que você comece o seu site sem pagar nada, então vale a pena experimentar e conferir qual é a melhor pra você!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a criarem seus sites da melhor forma!

Deixe uma resposta