Debuggers – Firebug, Tamper Data e Fiddler

Debuggers, Debuggers e Debuggers. Como nos ajudam hoje em dia a procurar, encontrar e resolver um problema, bug, conflito ou qualquer problema que nossa aplicação tenha, seja ela site, hotsite, banner, cms, ferramenta, game.

No post anterior, citei o bom e velho Firebug que é o primeiro e debugger que eu utilizava junto com o Firefox. Ele é bem completo, consegue mostrar posts e retornos, identificar erros de javascript, erros de servidor, entre outras coisas.

Firebug screenshot

Bom, até aí tudo bem, mas eu sentia ainda a necessidade de um Debugger que possuísse filtros e eu pudesse de uma forma rápida validar por exemplo tags e métricas inseridas em peças e banners. Foi aí que conheci o Tamper Data. De longe, foi um dos mais práticos plugins de firefox que encontrei e usava ele diariamente para fazer esses filtros e verificar se as tags de google analytics, predicta, atmo, webtrends, etc estavam corretamente aplicadas.

Tamper Data screenshot

Ótimo. Eu achava que já tinha as 2 extensões mais legais de todos os tempos, mas estava enganado. Apareceu uma nova necessidade e que muitos já devem ter enfrentado e dificilmente encontraram uma solução a não ser debuggar manualmente e sem ajuda de nenhuma ferramenta. Estou falando de tentar capturar erros ou problemas que só acontecem em outros navegadores como por exemplo no nosso “imortal” Internet Explorer. Nenhumas das extensões acima consegue capturar isso, até porque são extensões do Firefox e não de qualquer navegador.

Certo, até existem extensões de debug no Google Chrome e do Internet Explorer, mas sao bem ruins ainda e mais atrapalham do que ajudam. Foi aí que um amigo do trabalho me indicou um software free (não é extensão) que captura qualquer evento de qualquer browser aberto, lista dados e detalhes completos de todo tráfego de dados, com uma infinidade de opções de filtros, retornos, simulações de respostas do servidor, só falta fazer café pra gente. Esse programa mágico chama-se Fiddler e na minha opinião é o melhor e gratuito software de Web Debugger que já vi.

Fiddler screenshot

Atualmente, desinstalei o Tamper data e uso somente o Firebug e o Fiddler para todo e qualquer tipo de informação ou dado que preciso “debuggar“.

9 Comments

  • Nilton 08/08/2012 Reply

    Belo Blog, me ajudou muito no Tamper data, em relação o Fiddler não apareceu Monitor With Fiddler como deveria, vc poderia me ajudar? grato e parabéns…

    • Maicol Oliveira 10/08/2012 Reply

      Obrigado Nilton,

      Depois que você instalar o Fiddler, ele vai colocar um plugin para você utilizar no firefox. Veja se o plugin está sendo instalado e se está ativo.
      Existe também um outro software que estou usando agora para debug chamado Charles: http://www.charlesproxy.com/
      Recomendo muito!

  • Pingback: Tweets that mention Debuggers – Firebug, Tamper Data e Fiddler | Maicol Oliveira -- Topsy.com

  • Dine 30/07/2010 Reply

    Maicol, eu usaria, mas não existe Fiddler pra Mac! :)

  • Dani Argibay 29/07/2010 Reply

    Seu blog tá THE máximo! Lindo, super bem escrito (e se ainda tiver problemas com isso, te ajudo!!) e muito consistente! Parabéns e sucesso!! ;-)

  • Dine 29/07/2010 Reply

    Ae, voltou a postar! Eu gosto do HttpFox também: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/6647/

    Mas agora q migrei pro Chrome estou procurando algo equivalente pra ele, mas não acho… Se souber de algum me manda!!

    • Maicol Oliveira 30/07/2010 Reply

      Ae Dine! Sim sim, voltei com força total agora (espero). Eu tinha essa HTTPFox e gostava também, mas tenta ao invés de procurar uma pro Chrome, instalar esse programa Fiddler que é free e pega tanto os dados do crhome quanto de qualquer outro browser. Bjs

Deixe uma resposta