Google URL Shortner

Essa dica é para os amantes dos “encurtadores” de URL que atualmente já usam o bit.ly, migre.me, vai.ae, entre outros diversos que já existem, adivinha quem entrou para o clube e lançou também sua versão do serviço? Exatamente quem vocês estão pensando, o Google.

O serviço obviamente é gratuito como todos os outros do Google e foi lançado em dezembro de 2009, mas estava disponível somente nas ferramentas Google Toolbar e FeedBurner. Agora o Google decidiu abrir para o público e todos já podem acessar e usufruir do serviço pela URL: http://www.goo.gl

Um dos benefícios de utilizar esse serviço do Google é que além de criar os links curtos, o usuário pode obter diversos dados estatísticos sobre cada endereço, como quantidade de cliques, país do usuário que clicou, o navegador e o sistema operacional utilizado, entre outros diversos. Para ter acesso a esses dados você precisa somente estar logado na sua conta do google, via gmail por exemplo.

Outro benefício que deixou pra trás os outros encurtadores de url é a possibilidade de obter um QR Code* do endereço gerado automaticamente.

*QR Code é uma espécie de código de barras que pode ser lido pela câmera digital de vários telefones celulares.

Veja abaixo um exemplo de QR Code que aponta para meu site.

Deixe uma resposta