Os plugins essenciais para wordpress

Já fazia um tempo que estava querendo escrever este post, mas como comecei recentemente com o blog, achei melhor esperar um pouco mais para poder conhecer melhor e testar também diversos plugins até chegar a uma lista dos mais úteis essenciais que todo blog deve ter.

Quando você procura por um plugin de wordpress, geralmente encontra muito mais de um com a mesma funcionalidade e nomes parecidos. Fica muito difícil de saber ao certo qual o melhor e qual instalar. Até porque, deve-se tomar muito cuidado antes de sair instalando um monte de plugins desnecessários, pois deixará seu blog extremamente lento, pesado e em alguns casos até com erros de script causados por conflitos de plugins.

Para que vocês não tenham tanto trabalho, segue minha lista dos plugins já testados e que recomendo e tenho neste meu blog:

All in One SEO Pack

Otimiza automaticamente o seu blog para “motores” de busca contribuindo muito com o SEO (Search Engine Optimization).

Contact Form 7

De todos os plugins de formulários, este é o mais prático, simples e customizável que encontrei. Você pode fazer desde um simples formulário de contato até um cadastro completo de usuário com apenas alguns cliques.

Contextual Related Posts

Exibe abaixo do post que o usuário está lendo, uma lista de posts relacionados com o mesmo assunto.

FD Feedburner Plugin

Redireciona a alimentação principal do seu feed (RSS) de forma integrada e transparente para o Feedburner.com possibilitando uma série de customizações e gerenciamento que o RSS tradicional do wordpress não oferece.

Google XML Sitemaps

Este plugin irá gerar um sitemap em XML que vai ajudar os motores de busca a melhorar a indexação do seu blog e influenciar inclusive no PageRank.

PollDaddy Polls & Ratings

Este plugin 2 em 1 vai te possibilitar criar e gerenciar enquetes e avaliações de dentro do WordPress. As customização são muitas e a implementação é extremamente simples e intuitiva.

Sexy Bookmarks

Adiciona praticamente todas as opções para compartilhar seus posts/páginas nas mais diversas redes sociais e sites de notícias. Com diversas opções de customização, você pode selecionar quais redes quer exibir para compartilhar, o posicionamento da barra de botões, entre outras diversas opções.

TinyMCE Advanced

Permite gerenciar, adicionar, remover e obter novos e avançados recursos do tradicional TinyMCE (editor WYSIWYG) que já vem no WordPress.

WP-Cumulus

O WP-Cumulus exibe suas tags e/ou categorias em 3D, colocando-os em uma esfera rotativa. É possível customizar os tamanhos, tipos e cores das fontes, entre outras diversas opções.

WPtouch iPhone Theme

Este plugin transforma automaticamente o seu blog em um tema de iPhone que só é exibido quando visto através de um celular, possibilitando assim a visualização de mais rápida e com uma leitura muito mais agradável.

Bom, além desses plugins, possuo mais alguns instalados que não são essenciais, porém são bem interessantes:

WP to Twitter: cria uma integração completa entre o seu blog WordPress e sua conta no Twitter, possibilitando assim, ao fazer um novo post, publicar automaticamente no seu twitter, usando inclusive o seu serviço preferido de encurtamento de URL (exemplo: bit.ly).

Print Friendly & PDF Button: Adicione um botão print ou printo to pdf no final dos seus posts.

Picasa Widget: Este plugin permite-lhe mostrar fotos de sua conta do Picasa na barra lateral do seu blog.

E por fim, se você está pensando em ter um blog em mais de um idioma, de todos os plugins que testei, o mais completo, simples de usar e recomendado é o: WPML Multilingual CMS.

Deixe uma resposta