Notepad++ vs Editplus – Qual melhor editor de texto gratuito depois do abandonado Homesite

Faz algum tempo já que muitos desenvolvedores tiveram que abrir mão de um dos melhores editores de HTML existentes: nosso querido Homesite.

Quanta coisa era possível se fazer com aquele software que além de leve, nos dava possibilidades de customização, automatização e muito mais com uma facilidade incrível.

Mas infelizmente, desde maio de 2009, o Homesite foi descontiuado pela Adobe que já tinha comprado a Macromedia e foi de uma certa forma, “abduzido” pelos novas versões do Dreamweaver. Com isso, ele continuou com suas “features” básicas, porém, rodando dentro do dreanweaver, acabou ficando bem mais pesado e não tão rápido e ágil como era o antigamente.

E sendo assim, muitos desenvolvedores foram em busca de editores mais rápidos e sem muitas “firulas”, pois na essência o que precisamos para desenvolver sites, independente da linguagem quando ainda estamos falando em HTML, é velocidade, automação e simplicidade para fazer um código puro e válido.

Pesquisei e usei por algum tempo diversos softwares para tal, e o que mais tinha chegado perto do nosso querido Homesite era um chamado Aptana que possuiu diversas integrações e facilidades para se trabalhar integrado já com back-end em PHP, Rails, .NET e diversas outras linguagens, incluindo javascript.

Mas ainda assim, ele é um pouco pesado e possui muita coisa que não seria necessária para o dia a dia. Muitos já haviam me falado de um excelente editor chamado EditPlus. Realmente, ele é leve, possui diversas facilidades que ajudam nas tarefas do dia a dia, mas infelizmente não era gratuito. Uma versão trial (por 30 dias) se quiserem testar pode ser baixada aqui.

Bom, usei esse editor digamos que por alguns anos, mas ainda não estava contente com algumas coisas que existiam no antigo homesite e fiquei um pouco frustrado quando um dia fazendo alguns replaces em diversos arquivos simultaneamente, percebi que o número de arquivos encontrados era diferente do número de arquivos atualizados após o meu replace. Fiz várias vezes a mesma coisa e vários testes e cheguei a conclusão de que realmente era um possível bug no software e parti em busca de um novo editor.

Foi então que também por indicação, cheguei enfim no Notepad++. Encontrei o que procurava. Um editor leve, rápido, inteligente, com praticamente tudo que era possível fazer no Homesite, desde configuração de atalhos para inserção de códigos até buscas e replaces recursivos com a precisão e velocidade esperada, e ainda por cima totalmente gratuito. Para quem quiser baixar e tirar suas conclusões, clique aqui.

8 Comments

  • Stas 14/02/2014 Reply

    Codelobster works better than both these editors :)

  • andré 28/06/2013 Reply

    eu costumo usar o sublime.

  • Maicol Oliveira 18/12/2010 Reply

    Valeu pelas dicas Dine. Vou baixar e testar esses também.

    Estou usando o Notepad++ com o Zen Coding.

  • Dine 18/12/2010 Reply

    Eu gosto muito do Textmate com plugin Zen Coding e AS3. Sim eu uso ele pra tudo, desde código até criar um .txt e salvar no Desktop! :P

    Pra PC tem uma “imitação” de Textmate, chama E-TextEditor (também é pago) – http://www.e-texteditor.com/. Nunca usei, mas dizem que aceita os mesmos bundles, atalhos, etc.

    Pra Notepad++ tem o plugin de Zen Coding também, recomendadíssimo: http://code.google.com/p/zen-coding/downloads/list

  • Guilherme Grillo 15/12/2010 Reply

    No PC estou usando apenas o Notepad++ com o plugin Light Explorer e também o Zen Coding… é excelente. No Mac eu gosto de usar o Espresso com Zen Coding.

    Parabéns pelo post.

    abs.

  • Aproveite os novos macbook air p/ experimentar :)

  • Desse assunto eu (modestamente) entendo :)

    Para programadores, as melhores opções de editor ainda são emacs e vim. No entanto, a curva de aprendizado é íngreme, e nem todos tem a paciência de aprende-los. A sua produtividade após dominar uma dessas ferramentas, no entanto, nao tem comparação com os editores convencionais.

    Para quem usa mac, um outro grande favorito é o textmate. Nao é free, mas p/ quem usa um editor p/ trabalhar, preço não deve te impedir de ter a ferramenta certa: http://macromates.com/

    • Maicol Oliveira 14/12/2010 Reply

      Grande Dui, valeu pela contribuição! Ainda vou migrar pra Mac um dia, mas não chegou minha hora. :)

Deixe uma resposta